O Centro de Dia da Fundação Cónego Filipe de Figueiredo define-se como uma resposta social, desenvolvida em equipamento, que consiste na prestação de um conjunto de serviços de apoio que contribuem para a manutenção das pessoas idosas no seu meio sócio-familiar, contemplando a promoção da autonomia e a prevenção de situações de dependência ou o seu agravamento.

A presente resposta social visa, de igual modo, prestar apoio social não apenas às pessoas idosas, mas também paralelamente aos seus familiares e cuidadores, que assumem em conjunto com as pessoas idosas e equipa profissional um papel activo no desenvolvimento do serviço prestado pela instituição.

A Creche da Fundação Cónego Filipe de Figueiredo define-se como uma resposta social desenvolvida em equipamento, de natureza socioeducativa, para acolher crianças dos 3 até aos 36 meses de idade, durante o período diário correspondente ao impedimento dos pais ou da pessoa que tenha a sua guarda de facto, vocacionada para o apoio à criança e à família.

A Creche da Fundação, define-se como uma estrutura com serviço de apoio à sociedade, à família e particularmente às suas crianças. É uma resposta social aberta a todos os níveis sociais, com a particularidade de ser uma comunidade educativa em que todos participam, cada um ao seu nível e a seu modo, na vida da Fundação, de forma particular e da Instituição, de uma forma geral, com o objectivo de ser atingido um patamar de excelência ao serviço das crianças desta comunidade.

O Lar de Idosos da Fundação Cónego Filipe de Figueiredo, destina-se a pessoas de 65 ou mais anos cuja situação/problema não lhes permita permanecer no seu meio habitual de vida ou a pessoas de idade inferior a 65 anos em condições excepcionais, a considerar caso a caso.

A presente resposta social, define-se como uma estrutura na qual são desenvolvidas actividades de apoio social a pessoas idosas durante um alojamento colectivo, de utilização temporária ou permanente, com fornecimento de alimentação, cuidados de saúde, higiene, conforto, fomentando o convívio e a ocupação dos tempos livres de idosos em situação de maior risco de perda de independência e/ou autonomia.

O Lar de Idosos visa prestar apoio social não apenas às pessoas idosas, mas também paralelamente aos seus familiares e cuidadores, que assumem em conjunto com as pessoas idosas e equipa profissional um papel activo no desenvolvimento do serviço prestado pela instituição.

O Serviço de Apoio Domiciliário da Fundação Cónego Filipe de Figueiredo, é uma Resposta Social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio a pessoas idosas e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou actividades de vida diária.

A resposta social de SAD visa prestar apoio social não apenas às pessoas idosas, mas também paralelamente aos seus familiares e cuidadores, que assumem em conjunto com as pessoas idosas e equipa profissional da Fundação um papel activo no desenvolvimento do serviço prestado pela instituição.

TOP